O que sua marca significa?

gravatar
 · 
abril 9, 2022
 · 
2 min read

"O logo é o ponto de entrada da marca." - Milton Glaser

Quando iniciei os rabiscos da marca do Quarto, eu não tinha o conhecimento de hoje, talvez o material mais profundo que tinha fresco na mente era o documentário do Wollner, que na época eu assisti umas 5x.

O que eu mais tirei daquele documentário foi o fato de uma marca precisar ser inteligente, o que significa. Quando ele mostra o desdobramento da marca Klabin, mano, foi uma explosão na minha cabeça.

'Putz, preciso disso!!!"

Logo então comecei a pensar na minha marca.

Eu precisava de uma lâmpada, pois o que eu tinha em mente sobre aquele objeto eu não tinha visto em nenhuma outra.

Pra mim, o conceito da lâmpada, além dos clichês de ideia e criatividade (ignorei totalmente isso na época) é te fazer enxergar algo que você não vê.

Ao entrar num lugar escuro sem ideia de pra onde ir, a primeira coisa, mesmo que não tenha, é tentar achar uma lâmpada, ou seja, o Quarto foi criado para ser a sua primeira opção para te fazer enxergar algo que você não vê.

Te mostrar em um post, foto, símbolo, marca ou identidade tudo o que você não enxerga. (pega o exemplo do post da Eletrolux, são sabemos se é realmente aquilo, mas o Quarto te fez enxergar algo que você não via).

Conversando com alguns amigos, o assunto do quanto ser bastante plagiado/copiado veio a tona e logo falamos da força da marca do Quarto.

Além do significado original, hoje o Quarto (aqui me refiro diretamente as mídias sociais) é um lugar divertido, calmo, tranquilo e que você gostaria de passar horas. Não seria assim com o seu quarto aí na sua casa?

O significado evolui à medida que a empresa/projeto cresce e até pode se distanciar na proposta original, mas o logo será sempre o lembrete mais visível do que a marca representa.

Ora, ainda somos uma lâmpada!

Este post contém trechos do livro Design de Identidade da Marca, @alinawheeler

Continue…

Este não é nenhum post cômico, de portfólio ou um daqueles posts com dicas. E ele também não foi pensado para ser um post motivacional, não. Caso ele lhe motive, parabéns, foi um bônus. …

Pense, rabisque e execute.

Em 2019 um projeto fictício meu, o Pássaro Dourado, foi destaque no @worldbranddesign e bronze no Prémio de Identidade VIisual do @publicitarioscriativos além de aparecer em algumas comunidades como @branding.mob e @designersbookshop. Mas não estou aqui pra me vangloriar, nem hoje, …

É um ciclo

Comece, falhe, aprenda, mude, tente novamente e acerte. Não espere a perfeição para iniciar um projeto, iniciar sua vida #freelancer ou qualquer outra coisa.⠀⠀"Um professor de arte em cerâmica dividiu uma turma em dois grupos na …
Comments

No comments.

Leave a replyReply to

Back to top Arrow